domingo, 1 de maio de 2011
um exemplo de obediencia
“Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração”. (Sl 119.34)
A união de obediência e fidelidade é próspera e abençoada. O exemplo dos recabitas, grupo sobre o qual lemos hoje, merece consideração e é digno de ser seguido. Havia uma ordem a ser cumprida.
Os profetas enviados por Deus haviam anunciado ao povo de Israel que cada um deveria converter-se de sua má conduta, corrigir suas ações e deixar de seguir outros deuses (v15). Mas o povo não obedeceu às palavras dos mensageiros do Senhor. Havia, porém, um grupo que obedecia às leis: os recabitas, uma comunidade religiosa que tinha um modo simples de viver e evitava o luxo e a perversidade. Deus honrou essa decisão. A obediencia e fidelidade daquele grupo redundou em bênção: Deus prometeu que nunca faltaria a Jonadabe um descendente que servisse a Deus (v19).
Precisamos aprender a ser fiéis e obedientes como os recabitas. Em cada momento de nossas vidas temos oportunidades diante de nós para obedecer a Deus e proclamar seu nome; ou podemos usá-las para a desobediência e infidelidade, que atraem o mal e geram muito sofrimento desnecessário.
As instruções para o dia a dia já forma dadas: sabemos o que podemos e devemos fazer. Leis exigem para que sejam cumpridas; elas nos ajudam a manter a ordem na sociedade. O que aconteceria se não tivéssemos leis a cumprir e cada indivíduo resolvesse fazer o que bem lhe entendesse? Certamente o mundo estaria muito pior do que está.
É necessário que cada um cumpra sua parte e obedeça às leis. Para os cristãos, tanto as leis humanas como as divinas são grandes oportunidades de mostrar que obedecemos a Deus, somos fiéis a ele e o adoramos constantemente. Além disso, seremos mais felizes e abençoados, assim como foram os recabitas.
Assinar:
Postagens (Atom)